Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação.

Quando procurar um fonoaudiólogo?

– Se a criança tem 2 anos e meio e ainda não é capaz de fazer frases simples, tem um vocabulário bem pequeno e não atende pelo próprio nome, por que esperar ?

– Se a criança tem 3 anos e meio, é bastante inteligente, entende tudo , mas não pronuncia alguns fonemas , deixando a sua fala bem difícil de ser entendida, por que esperar ?

– Se a criança tem entre 5 e 6 anos, e iniciou o processo da alfabetização mas ainda faz trocas na fala, por que esperar ?

Aproveite o momento das brincadeiras para observar o desenvolvimento dos pequenos. Caso você perceba algum atraso ou até mesmo perceba alguma troca de fonemas, não demore em procurar uma avaliação fonoaudiológica ! Esse profissional será capaz de avaliar e perceber se realmente a criança necessita de intervenção.

A intervenção fonoaudiológica precoce aproveita a neuroplasticidade da criança, ou seja, dá a possibilidade de aproveitar o período em que ela é mais sensível à aquisição e desenvolvimento da linguagem, para intervir e estimular as habilidades nas quais aparece esse atraso.

Existem alguns estudos que mostram que as dificuldades futuras, principalmente as escolares, são menores em crianças com atraso de linguagem que passaram por intervenção fonoaudiológica precoce quando comparadas a crianças com histórico de alteração que sofreram intervenções tardias. ( KULL,2004; CLEAVE ET AL; 2015).

Outros casos que podem ser necessários uma avaliação fonoaudiológica:

Dificuldade em deglutir, rouquidão constante, audição, distúrbios de leitura e escrita, doenças comuns da velhice, problemas de fala e respirar pela boca.

Nunca esqueça: a prevenção é o melhor tratamento!