Horário de funcionamento Seg - Sex : 08h  - 18h

Telefone: (31) 3070 – 7778

Mês de Combate à Hanseníase

Atrium Janeiro: Mês de Combate à Hanseníase
Na Atrium Soluções em Saúde, destacamos curiosidades sobre a hanseníase neste mês de combate, promovendo informações essenciais para a saúde

Em um esforço conjunto para aumentar a conscientização sobre a Hanseníase, também conhecida como Lepra, este mês é dedicado a disseminar informações cruciais sobre uma doença que, por muito tempo, esteve envolta em estigmas e isolamento social. Nosso propósito é desmistificar a Hanseníase, oferecendo insights sobre seu diagnóstico, sintomas, tratamento e formas de transmissão.

Curiosidades sobre a Hanseníase: A Hanseníase, desencadeada pela bactéria Mycobacterium leprae, afeta não apenas a pele, mas também alguns nervos periféricos. A perda de força muscular, sensibilidade tátil e dor são sintomas comuns enfrentados pelos pacientes. Diferentes tipos, como tuberculoide, virchowiana, borderline e indeterminada, demonstram a complexidade desta enfermidade.

Sintomas que exigem atenção: A doença se revela através de manchas de cores diversas na pele, perda de sensibilidade ao toque e à dor, ausência de pelos em áreas específicas, dormência em partes do corpo, redução do suor em regiões específicas, surgimento de caroços nas mãos e orelhas, formigamento em mãos, pés, braços e pernas, inchaços em mãos e pés, feridas nos membros, febre, dor nas juntas, sangramentos nasais, diminuição da força muscular e ressecamento dos olhos.

Tratamento eficaz para a Hanseníase: Uma notícia alentadora é que a Hanseníase é passível de cura. O tratamento compreende o uso de medicamentos antibióticos, com a capacidade de eliminar o bacilo causador da doença. A aderência rigorosa ao tratamento, guiada por orientação médica, é essencial para evitar a resistência bacteriana. Após 4 dias de tratamento, a pessoa deixa de transmitir a doença, porém, o uso dos medicamentos pode se estender por mais de um mês.

Conscientização é a chave: A transmissão da Hanseníase ocorre pelo contato com as secreções de pacientes infectados, como saliva, muco e lágrimas. No entanto, é fundamental compreender que nem todos os expostos desenvolvem a doença. A informação emerge como nossa melhor aliada na prevenção e no combate à Hanseníase.

Junte-se a nós na luta contra a Hanseníase! Compartilhe esta mensagem para disseminar conhecimento e contribuir para a desconstrução do estigma associado a essa doença. A Clínica Atrium reitera seu compromisso com a promoção da saúde e conscientização.

Compartilhe esta publicação:

Posts relacionados

× Entre em Contato